Pra Você

Culinária

Galeto Desossado

Ingredientes:

2 galetos com +/- 700 g cada
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 fatias finas de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido
8 folhas de sálvia
1 colher (chá) de manteiga
1 fio de óleo
¼ xícara (chá) de vinho branco

Modo de Preparo:

Com uma faca de desossar ou faca com a lâmina fina e afiada, separe as coxas com sobrecoxas dos galetos. Depois, retire o peito, separando-o dos ossos. Reserve.
 
Tempere o galeto desossado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Pegue uma coxa com sobrecoxa e com uma faca de desossar ou faca fina e afiada vá passando em volta do osso separando-o da carne mas sem retirá-lo da coxa. Corte o osso deixando 2 cm deste osso ainda grudado na parte final da coxa. Faça isso com as outras coxas.
Coloque um pedaço pequeno de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido (+/- 30 g) e 2 folhas de sálvia dentro da coxa. Com uma metade do peito encaixe-o na coxa de maneira que a parte mais grossa do peito fique encaixada na parte mais fina da coxa como se fosse um embrulho. Repita esse procedimento com as outras coxas e peito do galeto.
 
Dê várias voltas de papel filme em cada embrulho de coxa e peito firmando bem.
Cozinhe os embrulhos de galeto em água fervente por 20 minutos (com o papel filme).
Depois de cozidos, retire o papel filme e leve-os para uma frigideira com 1 colher (chá) de manteiga com um fio de óleo para dourar por todos os lados. Retire os galetos desossados da frigideira e aqueça ¼ xícara (chá) de vinho branco por 1 minuto. Regue os galetos e sirva a seguir com purê de batatas.

Informações Adicionais

Voltar ao Topo