Pra Você

Culinária

Caldo de Feijão com Espetinhos de Lingüiça e Bacon

 

Molho: Misture todos os ingredientes e deixe as linguiças tomarem o gosto das ervas por 10 minutos. Retire as linguiças do molho. Espete cada lingüiça em um palito para churrasquinho. Enrole cada uma com 2 tiras de bacon cobrindo-as completamente. Aperte bem o bacon com as mãos para que se prenda bem às linguiças.
Aqueça uma frigideira grande, pincelada com azeite de oliva e frite cada espetinho virando sempre. Pincele de vez em quando com o restante de molho e frite ate dourarem. Polvilhe com mais ervas e sirva.
 
Caldo de feijão: Aqueça o azeite, frite o alho e o cubo de caldo esfarelado ate dourarem.
Junte o feijão e deixe ferver ate engrossar.
 

Delícia de Morango com chantilly

 

Molhe as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Depois derreta-as em água quente.
Misture os leites e as natas préviamente batidas em neve. Junte a gelatina e reserve.
Forre uma forma com os morangos. Entretanto dissolva a gelatina de morango num recipiente com água a ferver e junte a água fria.
Despeje a mistura sobre os morangos e leve e a geladeira até endurecer. Depois adicione o recheio e leve a geladeira outra vez.
Desenforme mergulhando a forma em água quente uns segundos.

Bombom de Morango

 

Lave bem os morangos, retire os talinhos e coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de líquido. Numa tigela média, misture o leite condensado com o leite em pó e mexa até formar uma massa macia. Se necessário, acrescente mais leite em pó. Com essa massa, molde bolinhas e achate-as com a palma das mãos, envolva cada morango com a massa.
 
Coloque os morangos sobre papel-manteiga e deixe secar durante 15 minutos.Derreta o chocolate ao leite ou meio amargo de acordo com as instruções da embalagem. Com um garfo, banhe os bombons no chocolate, leve à geladeira até secar. Sirva em seguida.

Pudim Dupla Sensação

Ligue o forno a 200º C. Leve o creme de leite para ferver.
Acrescente o chocolate e misture até ficar homogêneo, apague o fogo e reserve.
Coloque uma chaleira com água pra ferver.
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar por 15 minutos.
Junte o creme de chocolate com a mistura de gemas e o café.
Distribua em cinco xícaras ou potes com capacidade para 150ml e que possam ir ao forno.
Arruma os potes em uma assadeira funda e coloque na grade de baixo do forno. 
Encha a assadeira com água fervente até a metade (cuidado). 
Feche o forno e coloque um pano de prato entre a porta e o forno, pra que a temperatura fique em torno de 200ºc. Asse por 40 minutos ou até que o creme esteja firme nas bordas e mole no centro.
Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.
Decore com chantilly e raspas de chocolate ou granulado antes de servir.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

 
Definição:
 
Nutracêutica é a ciência que pesquisa alimentos como forma de prevenir várias doenças.
 
Os alimentos que contenham compostos bioativos (bioflavonóides) são considerados como funcionais, pois auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, entre outras se destacam: cardiovasculopatias, cancer, diabetes, osteoporose e TPM.
Estes alimentos, têm a função de prevenir e manter a saúde, reduzir riscos de doenças crônico-degenerativas e beneficiam as funções fisiológicas.
 
As frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, peixes de águas frias, ervas aromáticas e lactobacilus, entre outros são fontes de alimentos funcionais.
 
Exemplos:
 
Frutas: morango, melancia, mamão, frutas secas oleaginosas (castanha pará, amêndoas, nozes, avelâs, macadâmia)
Legumes: tomate, berinjela, cenoura, abóbora, aspargos
Verduras: crucíferas de folhas verde escuro, brócolis, agrião, escarola 
Cereais integrais: aveia, centeio, cevada, arroz
Leguminosas: soja, lentilha, feijão azuki
Peixes de águas frias: salmão, linguado, sardinha
Ervas aromáticas: alecrim, mangericão, tomilho, segurelha, estragão, hortelã, raiz forte, gengibre
Outros: chá de jasmim, chá verde, cogumelos variados, leites fermentados, probióticos.
 
A aceitação por parte dos consumidores destes alimentos funcionais, está na confiança nos efeitos saudáveis das substâncias contidas nos alimentos, o que torna a alimentação um fator importante para controle da saúde.
 

Galeto Desossado

Com uma faca de desossar ou faca com a lâmina fina e afiada, separe as coxas com sobrecoxas dos galetos. Depois, retire o peito, separando-o dos ossos. Reserve.
 
Tempere o galeto desossado com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Pegue uma coxa com sobrecoxa e com uma faca de desossar ou faca fina e afiada vá passando em volta do osso separando-o da carne mas sem retirá-lo da coxa. Corte o osso deixando 2 cm deste osso ainda grudado na parte final da coxa. Faça isso com as outras coxas.
Coloque um pedaço pequeno de presunto de Parma ou copa lombo ou presunto cozido (+/- 30 g) e 2 folhas de sálvia dentro da coxa. Com uma metade do peito encaixe-o na coxa de maneira que a parte mais grossa do peito fique encaixada na parte mais fina da coxa como se fosse um embrulho. Repita esse procedimento com as outras coxas e peito do galeto.
 
Dê várias voltas de papel filme em cada embrulho de coxa e peito firmando bem.
Cozinhe os embrulhos de galeto em água fervente por 20 minutos (com o papel filme).
Depois de cozidos, retire o papel filme e leve-os para uma frigideira com 1 colher (chá) de manteiga com um fio de óleo para dourar por todos os lados. Retire os galetos desossados da frigideira e aqueça ¼ xícara (chá) de vinho branco por 1 minuto. Regue os galetos e sirva a seguir com purê de batatas.

Matambre enrolado

Lavar a carne, secar, retirar as aparas e temperar com sal dos 2 lados. Reservar. Lavar o cheiro-verde, separar somente as folhas e picar finamente. Descascar as cebolas e picar em pedaços bem pequenos. Descascar o alho e cortar em tiras finas. Numa superfície lisa, abrir a carne com a parte gordurosa para baixo. Espalhar o cheiro-verde, as cebolas, o alho, a pimenta, o bacon e a lingüiça. Enrolar a carne como um rocambole e amarrar com um barbante bem grosso. Prender bem para o recheio não escapar. Colocar 1 litro de óleo na panela de pressão, dispor o matambre, tampar a panela e levar ao fogo por 2 horas. Na metade do tempo de cozimento, retirar a panela do fogo e virar o matambre de lado. Dispor a carne numa travessa, retirar o barbante e cortar em fatias de 2 a 3 cm de largura.

Costelinha de Porco ao Molho Barbecue Caseiro

 

Preaqueça o forno a 150ºC. Ponha a costela sobre uma grelha sobre uma assadeira. Espalhe os 4 alhos fatiados sobre a costela. Cubra e asse a costela por 2 horas e meia. Espere esfriar um pouco.
Em uma vasilha pequena, misture o açúcar, a páprica, o sal, a pimenta-do-reino, a pimenta chili e o cominho. Passe o tempero por toda a costela fria. Cubra e deixe-a na geladeira durante a noite. 
No dia seguinte, faça o molho barbecue. Em uma panela pequena, misture o açúcar mascavo, o vinagre de cidra, o ketchup, o molho de pimenta, o molho inglês, o suco de limão siciliano, a cebola, a mostarda e 1 dente de alho. Cozinhe o molho destampado e em fogo médio durante 1 hora. Reserve uma quantidade pequena para pincelar a costela e sirva o restante com a costela pronta. 
Preaqueça a grelha da churrasqueira. 
Coloque as costelas na churrasqueira. Grelhe as costelas, cobertas por papel alumínio, por cerca de 12 minutos. Pincele com o molho reservado, até ficarem coradas e caramelizadas. Sirva com o restante do molho.
Rendimento: 8 porções
 

Bolo de Brigadeiro

 

Massa: Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar peneirado, por 10 minutos, retire da batedeira e acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó peneirados, misture delicadamente, por último acrescente o leite quente, mexa bem e despeje em forma de 30 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, leve ao forno preaquecido 180 graus por 40 minutos.
Desenforme e deixe esfriar, depois de frio, corte o bolo em três partes.
 
Calda: Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e o chocolate em pó, umedeça bem o bolo, as três partes.
 
Recheio: Coloque em uma panela, o leite condensado, a manteiga sem sal, o achocolatado, mexa bem e leve ao fogo sem parar de mexer, até que desgrude do fundo da panela, retire do fogo e misture o creme de leite bem gelado e sem soro, deixe esfriar completamente e recheie o bolo.
 
Cobertura: Derreta o chocolate com o creme de leite sem soro, no banho-maria ou no microondas por 3 minutos na potência média.
Bata o chantili na batedeira até ficar com picos bem firmes, acrescente ao chocolate derretido com creme de leite e mexa delicadamente.
Cubra todo o bolo e decore as laterais com bico pitanga.
 
Decoração: Decore o bolo com pétalas de chocolate e brigadeirinhos. Use e abuse de sua imaginação e criatividade. Espero que gostem desta receita. Boa sorte!
Rendimento: 25 porções
 

Jujuba de goiaba

Dissolver o cremor tártaro na água
Reservar
Misturar 80g de açúcar refinado com a pectina
Descascar, retirar o miolo e picar as goiabas e as maçãs
Se necessário, juntar um pouco de água, o mínimo possível
Bater as goiabas com as maçãs no liquidificador
Levar a mistura ao fogo até atingir 40ºC
Juntar a mistura de pectina e açúcar e ferver
Juntar então a glucose e o restante do açúcar
Cozinhar até atingir 107ºC
Juntar a solução de cremor tártato e água e misturar bem
Despejar imediatamente sobre uma assadeira untada com óleo e resfriar em temperatura ambiente
Depois de fria e firme cortar em cubos e passar pelo açúcar cristal

Zabaglione

Para o creme quente:
Misturar as gemas e o açúcar numa panela e bater até ficar espumoso
Colocar a panela no fogo médio, acrescentar aos poucos o vinho branco, batendo sempre, até esquentar e ficar uma mistura homogênea
Não ferver
Retirar o creme do fogo, acrescentar o Marsala e mexer bem
Servir quente.
 
Para o creme frio:
Preparar da mesma maneira o creme, colocar na batedeira elétrica e bater até esfriar
Juntar o creme de leite batido e deixar esfriar no congelador
Servir
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Voltar ao Topo